Ter uma horta em casa traz vários benefícios para o desenvolvimento da criança.

O desenvolvimento da criança é estimulado e impulsionado pelo meio em que vive. É por isso que ter uma horta em casa pode ser um forte impulsionador das capacidades motoras e cognitivas durante a infância. Selecionamos alguns motivos para você e seu filho pegar vasos, pazinhas e sementes e sujar as mãos de terra!

Evolução motora

Como já abordamos na nossa série sobre brincadeiras com as crianças , durante os primeiros anos do desenvolvimento infantil (dos 0 aos 5 anos) é importante ter contato com texturas, cores e cheiros diferentes para estimular as percepções. Em uma horta, elas terão a oportunidade de manipular a terra, folhagens diversas, além de sentir o cheiro de cada tempero e flor!

Entender o ciclo da vida

(A gente sabe que você leu esse tópico imaginando um babuíno levantando um pequeno leão para uma plateia de animais selvagens!)

Em uma horta, o ciclo da vida se apresenta, de maneira bem rápida. Se você fizer compostagem (o que nós indicamos muito!), restos de matéria orgânica serão alimento para as plantas, que irão nascer da semente e se desenvolver. Certamente, algumas plantas irão morrer também (e vão para composteira!).

Esse processo vai dar conhecimento para a criança, e pode até fornecer boas metáforas para aquela famosa pergunta: “de onde vêm os bebês?”

Desenvolver a paciência

Para uma criança, trinta dias é uma eternidade! Mas não dá para acelerar o tempo das plantas crescerem. Então, será preciso aprender a esperar e cuidar atentamente de cada uma para elas se desenvolverem.

Compreender a origem dos alimentos

Como já disse nosso cronista Diogo Braga, nós pais queremos que as crianças cresçam sabendo que o ovo não vem da caixinha do supermercado (escute “Felicidade é um ovinho a mais por dia“). Ao plantar e colher as verduras e legumes, será possível explicar a origem dos alimentos. Quem plantou? Como plantou? Como ele foi parar no supermercado?

Realizar experiências científicas

Identificar um problema, levantar e testar hipóteses faz parte da rotina de um jardineiro. Será que podar o hortelã vai fazer com que ele fique mais forte? É só testar com duas plantas diferentes. Será que o adubo é importante? Vamos testar aquela técnica que aprendemos no vídeo do youtube?

Pra você começar, confira uma lista de experimentos simples e interessantes de se fazer com vegetais.