Homem Pra Cuidar

Este é um episódio especial do Entre Fraldas. No mês dos pais, Natura Homem nos fez um convite e um desafio: falarmos sobre masculinidade, ou sobre as formas de ser homem. Como a construção do ideal do comportamento masculino afeta as nossas relações sociais e, especialmente, familiares?

Homem não chora? Homem não leva desaforo para casa? Todas essas afirmações moldaram e ainda moldam crianças e adultos. Como pais, nos colocamos sempre frente a um duplo desafio: preparar nossos filhos para uma sociedade que ainda não conhecemos, e participar da construção de uma sociedade que os acolha de maneira justa e com igualdade de direitos.

Refletir sobre esse processo sempre foi nosso propósito. Desde os primeiros programas e faz parte do nosso mote: “reflexões, opiniões e experiências sobre paternidade”. Queremos trocar ideias, queremos construir juntos, mas também queremos questionar aquilo que nos incomoda. Queremos construir espaço para uma sociedade que desejamos para nossas crianças. E isso passa por repensar a masculinidade e, claro, o papel de pai.

Quando recebemos a proposta de Natura Homem, tivemos a nossa costumeira “reticência” de mineiro. Refletimos, ou melhor, proseamos bastante. Quando a campanha foi mais detalhada, entendemos que ela dialogava com nossos ideais, com aquilo que sempre defendemos. Ser pai é ser Homem Pra Cuidar, é ser Homem pra Acolher, é ser Homem pra Ter aquele coração do tamanho do mundo.

Comentado neste episódio: