Todo o produto de quem sua
A corja rica o recolheu.
Querendo que ela o restitua,
O povo só quer o que é seu!

O Granma deste mês é um debate necessário sobre os rumos da classe trabalhadora e do movimento sindical em tempos de golpe de Estado no Brasil!

Nossa imagem do movimento sindical ainda é a dos operários do ABC Paulista, das grandes greves e manifestações. Entretanto, o capital tratou de transformar radicalmente o perfil da classe trabalhadora, com fenômenos como o home-office, a uberização, a terceirização, etc.

Tem se falado muito na crise dos sindicatos no Brasil a partir do fim do imposto sindical e da reforma trabalhista ultraliberal que, na prática, acabou com todo o arcabouço legal que a classe trabalhadora havia conquistado ao longo de décadas de mobilização. Qual será agora o rumo dos sindicatos?

Pra falar sobre este e outros aspectos, convidamos Felipe Pinheiro, diretor de comunicação do SINDPETRO, e com Juliane Furno, assessora da CUT. E ainda tem as pistolagens do Celso das Chave.

Ficha técnica

Apresentação e Roteiro: Amélia Gomes e Marcelo Pereira. Edição: Amélia Gomes. Logo do Granma: Tiago de Macedo Rodrigues. Arte da Capa: Marcelo Pereira.

Dica cultural do Felipe: Eles não usam Blacktie, filme de 1981 de Gianfrancesco Guarnieri.

Dica cultural da Juliane:  A classe operária vai ao paraíso, filme de 1971 de Elio Petri.

Siga-nos nas redes sociais:

https://www.facebook.com/granmapodcast/

twitter: @granmapodcast

https://www.instagram.com/granmapodcast/

Mande uma cartinha pra nós: contato@granma.com.br

Referência ABNT deste episódio

GRANMA #006: Pra onde vai a classe trabalhadora no Brasil? Locutores: Amélia Gomes e Marcelo Pereira. Participantes: Juliane Furno e Felipe Pinheiro. 29 de julho de 2018. Podcast. Disponível em: http://www.granma.com.br/2018/07/29/pra-onde-vai-a-classe-trabalhadora-no-brasil/ Acesso em: data de acesso.