Hiperlink um programa de conexões

A cada novo episódio, Sempre no feed do Hiperativo, três indicações de episódios que dialogam e se completam

Nosso hiperlink deste episódio começa com Homero Simpson

Springfield, México (Rádio Ambulante)

Nosso primeiro passo na rede esta semana é globalizado. O episódio Springfield, México do podcast que “cuenta cónicas latinoamericanas” é em espanhol, mas eu que só estudei a língua na escola de ensino médio consegui entender. 

Os Simpsons é, sem dúvida, a animação ocidental mais famosa e longeva da história da televisão. Por si só, uma multinacional que movimenta milhões em todo mundo. Entre os trabalhadores empregados para esse fim, alguns dos mais famosos são os dubladores, que dão as vozes e emoções dos personagens. Mas, enquanto o público os idolatra, seus contratantes não parecem ter a mesma percepção. Qual o valor do trabalho?

A Classe Trabalhadora (Revolushow)

Clicando no link do trabalho, chegamos, certamente ao Revolushow. 

Os companheiros Diego Miranda, João Carvalho e Maurício Parisi recebem Marcelo Badaró, autor do livro A Classe Trabalhadora: de Marx ao nosso tempo, editora Boitempo, e refletem sobre a compreensão dos estudos do cientista político e como as relações de trabalho se estruturam em nossa sociedade anos após a morte de Marx. A Classe Trabalhadora, em boa parte, não é mais empregada, mas formada por microempreendedores ou profissionais autônomos, ao mesmo tempo senhores e escravos, carrascos de si mesmos. Impulsionados por ilusões que romantizam o sacrifício da vida pelo sucesso profissional.

Sociedade do Cansaço (Biblioteca em prosa)

Clicando nesse link do discurso motivacional, chegamos ao último episódio dessa navegação. Em Sociedade do Cansaço, Marina Lopes e Denise Cardoso falam sobre a transformação da “Sociedade Disciplinar”, de Michel Foucault, em uma “Sociedade do Desempenho”, proposta por Byung-Chul Han. O estado deixa de “vigiar e punir” e impõe um controle mais efetivo, através de uma ideologia que torna o indivíduo um feliz cumpridor de sua função.

 Resumo do rolê

  • Qual o espaço do sindicalismo na sociedade atual?
  • É possível (ou produtivo) reconstruir uma mentalidade de classe?
  • Será que a “Sociedade do Desempenho” funciona para todas os níveis sociais ou as camadas mais pobres ainda são vigiadas e punidas?

E aí, quais hiperlinks sua mente criou nesta semana?