Nessa semana da criança, vamos fazer uma navegação por episódios que falem sobre seu desenvolvimento e formação.

Hiperlink é um programa de conexões. A cada novo episódio, Sempre no feed do Hiperativo, três indicações de episódios que dialogam e se completam

Nosso hiperlink deste episódio começa com o conceito de criança.

HQ da Vida #117 – História da Criança no Direito

Nesse episódio, a nossa querida Dimitra Vulcana recebe a defensora pública Elisa Cruz para falar sobre as mudanças do conceito de criança nas legislações brasileiras. O debate traz reflexões sobre a invisibilização da criança, por muito tempo tida como alguém a ser tutelado e guiado pela família e pelo estado até a constituição de 1988 que dá a ela a condição de um sujeito de direitos. Assim, reconhece-se sua condição de indivíduo em formação para o qual família, sociedade e estado têm o dever de prover condições de desenvolvimento. 

Clicamos nesse link de desenvolvimento da criança e vamos para o segundo episódio

Entre Fraldas #62. Inatismo e desenvolvimento infantil

Nesse episódio do Entre Fraldas, tive o prazer de receber a mamãe programadora Aninha Bastos e o cientista Altay Lino para entender melhor sobre o processo de desenvolvimento da criança, desde o útero até a adolescência. O que ela trás de inato em sua programação genética e qual o papel da família e da sociedade em sua evolução?

E é nesse link sobre a evolução da criança e expectativas dos pais que vamos clicar para chegar no último episódio desta navegação.

Sem Choro #28. Como criar sua criança para o sucesso?

Nesse episódio, o papai Rafael Andrade recebe a futurista Alessandra Alkmim para falar sobre as habilidades e capacidades para os próximos anos. Quando tentamos determinar o que é melhor para as crianças e adolescentes, estamos pensando em seu futuro ou em nosso passado? O quanto permitimos a criança ser sujeito atuante de seu aprendizado?

Resumo da navegação

  • Qual o limite entre as escolhas da família e os direitos da criança?
  • Damos a elas o direito de pensar na sociedade que desejam viver?
  • E será que todas as crianças de hoje, independente de sua condição social, gênero e da quantidade de melanina na pele, serão exigidas da mesma forma pela sociedade do futuro?

E aí, quais hiperlinks sua mente criou nesta semana?