Quais são as fases da alfabetização?

Seu filho está no processo de alfabetização e você, com certeza, quer saber como ele está se desenvolvendo. Nas reuniões de pais na escola, ou nos relatórios dos professores, talvez já tenha ouvido falar sobre fases da alfabetização, mas quais são elas e o que cada uma significa?

Pesquisas sobre alfabetização

A classificação das fases da alfabetização largamente adotada pelas escolas vem do estudo das pesquisadoras Emília Ferrero e Ana Teberosky, publicado na obra “Psicogênese da Língua Escrita”, publicado na década de 70. Alguns tomaram esses estudos descritivos como uma proposição metodológica, mas não vamos entrar nessa discussão. 

Ferrero e Teberosky dividem as fases da alfabetização em quatro principais momentos: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético.

Pré-silábico

Quando a criança está no nível pré-silábico, ela expressa conhecer a função da escrita, identificando-a como representação dos sons da fala, mas ainda não conhece suas convenções. Ela, no começo, faz rabiscos e desenhos que identifica como letras, mas não são identificáveis por outras pessoas (chamados de garatujas). Ao final dessa fase podem escrever letras e números em conjunto, como se estivesse escrevendo palavras. Geralmente, representa palavras em relação com a imagem real daquilo que representam (a palavra “formiguinha”, nessa hipótese, deveria ser menor que “baleia” ou “leão”).

Silábico

A criança no nível silábico já demonstra a percepção de que as letras representam os “pedacinhos” de cada palavra falada, a sílaba e buscam interpretar essa hipótese, representando cada sílaba com uma letra (vogal ou consoante). Ela pode seguir a correspondência dos sons, como em CVO (“cavalo”), BA (“Bola”) ou não “XAU” (“cavalo”) ou KR (“Bola”)

Silábico-alfabético

No nível silábico-alfabético, a criança começa a desenvolver a percepção de que as sílabas possuem mais de uma letra, mas ainda alterna representações como: BLA (“bola”), JANLA (“janela”). Geralmente a primeira sílaba representará corretamente o som correspondente.

Alfabético

O nível alfabético é a última etapa da alfabetização, momento em que a criança já consegue reproduzir adequadamente os fonemas da fala, buscando a escrita convencional. Nessa fase, no entanto, ela ainda irá cometer erros de representação das convenções (como “camião”; “muinto”; “campião”). A criança escreve alfabeticamente, mas não ortograficamente. (como curiosidade: por muitos anos a escrita foi alfabética e não ortográfica)

Como já falamos antes, cada criança tem um desenvolvimento único, podendo demorar mais para vencer uma ou outra etapa. É possível também que saltem de uma para outra.

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