Porque ler é importante?


Quando começar a ler para meu filho?

Olá, eu sou Marcelo Cafiero, aqui no feed do entre fraldas, você está escutando o DADTalks, um espaço para você tirar suas dúvidas sobre o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Que ler é importante para crianças e para adultos, ninguém duvida (bom, talvez algumas pessoas duvidem, mas são as mesmas pessoas que duvidam que a terra é redonda, então elas não merecem crédito). A leitura desenvolve o vocabulário, possibilita a melhoria do raciocínio lógico argumentativo, o desenvolvimento da empatia e diversos outros benefícios (que ainda vamos falar pontualmente em episódios futuros). Todo mundo sabe sobre o valor da leitura e até hoje não conheci pessoalmente ninguém que negue isso (até mesmo aqueles que queimam livros em grandes fogueiras reconhecem o seu poder transformador e, por isso, acreditam em sua destruição como forma de eliminação de um pensamento).

Mas quando você precisa começar a ler para o seu filho?

A resposta, por mais óbvia que pareça, é agora. Independente da idade que ele tenha, se você ainda não leu para ele ou com ele, deve começar. Caso ele ainda esteja na barriga da mãe, leia!

Em 2015, John Hutton, um neurologista e pesquisador do Hospital Infantil de Cincinatti, nos Estados Unidos, decidiu testar o velho ditado de que “quem lê viaja sem sair do lugar”. Para isso, ele coordenou um experimento com crianças de 3 a 5 anos, ainda em fase pré escolar. Dezenove crianças foram colocadas em uma sala com pouco estímulo visual e escutaram, através de um fone de ouvido, a uma narrativa ficcional destinada a sua faixa etária, enquanto tinham sua atividade cerebral monitorada.

Antes, porém, seus responsáveis preencheram um formulário com perguntas sobre a interação com as crianças em casa. O questionário buscou identificar três áreas: hábitos de leitura entre pais e filhos, incluindo o acesso a livros, frequência e variedade de livros; interação entre pais e filhos, conversando ou brincando; e estímulo a habilidades específicas, como formas e contas. O objetivo do estudo, portanto, era identificar se haveria diferenças na ativação cerebral das crianças de acordo com suas experiências em casa.

Interação com os pais

Crianças que tiveram um maior contato com a leitura, através da interação com os pais, apresentaram atividade cerebral mais intensa em áreas relacionadas à compreensão da linguagem e ao processamento semântico, áreas importantes para o desenvolvimento da fala e da aquisição da leitura e da escrita no futuro. Ainda, áreas relacionadas à reprodução e à interpretação de imagens também foram fortemente ativadas, destacando que essas crianças possuíam uma maior capacidade de visualizar a narrativa que estavam escutando.

Portanto, o ditado provou-se verdadeiro: ao ler, a criança desenvolve não só a capacidade de expressão, mas também o poder da imaginação! Então, corre para a livraria mais próxima e prepare sua mini biblioteca.


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