Há três anos atrás, o rompimento da barragem de Fundão, da Samarco, repercutiu mundialmente como o maior crime ambiental da história do Brasil. Na prática, significou a morte do Rio Doce, um dos mais importantes da região Sudeste.

Passado esse tempo, não houve punição dos responsáveis, e sequer foram reparados os enormes danos que sofreram os milhares de atingidos ao longo da bacia do Rio Doce. Espalham-se os casos de contaminação, desaparecimento de espécies, morte do solo e da água para a agricultura e a pesca.

Para fazer um balanço desse triste episódio, nós convidamos Camila Cecilina do Nascimento Martins, do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), e Letícia Oliveira, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

Além disso, nosso editor Celso das Chaves lembra de suas histórias em Mariana.

Ficha técnica

Apresentação e Roteiro: Amélia Gomes e Marcelo Pereira. Edição: Amélia Gomes. Logo do Granma: Tiago de Macedo Rodrigues. Foto da Capa: Lorena Zschaber.

Dica da Ceci: Terra Fria (Niki Caro) Estados Unidos, 2005. Distribuidora: Warner Bros.

Dica da Letícia
Arpilleras: Atingidas Por Barragens Bordando a Resistência (Adriane Canan) Brasil, 2017

Lei.A Conhecimento e Ação Pelo Meio Ambiente http://leia.org.br/

Mande uma cartinha pra nós: contato@granma.com.br

Referência ABNT deste episódio

GRANMA #009: Três anos de lama. Locutores: Amélia Gomes e Marcelo Pereira. Participantes: Camila Cecília do Nascimento Martins e Letícia Oliveira. 1 de dezembro de 2018. Podcast. Disponível em: http://www.granma.com.br/2019/12/01/tres-anos-de-lama/ Acesso em: data de acesso.