Ouvir o Programa:

Amendoim, aquela comida de boteco tipicamente brasileira, quando tu ta tomando uma cerveja e tem aquela porçãozinha salgada na mesa (e da-lhe o alerta de coronga virus, hoje em dia pensar num pote coletivo de comida é meio que absurdo, mas tudo bem) mas da onde vem o amendoim?

Vamos começar pelo começo, o amendoim é uma vagem que se desenvolve embaixo da terra, tanto é que mandubi, ou menduí, ou mindubi em tupi guarani significa enterrado. Originario da América do Sul, Brasil, Peru e países fronteiriços, começou a ser difundido, obviamente na América Latina e central, sendo já retratado em algumas artes da tribo originaria Precolombiana  Moche, do leste peruano a 700 anos antes de cristo.

Ah, só um adendo linguístico da América Latina, aqui no Chile o amendoim se chama Mani, que também é uma forma tupi do seu nome, já no México eles o chamam de cacahuate, que provém da forma do povo Náhuatl denominar o amendoim “tlalcacahuatl”.

A manteiga de amendoim, que se você quiser fazer em casa é facil: num processador você coloca a ferramenta de lâmina e nele amendoins sem casca torrado e bate… depois de certo tempo o amendoim em pó libera totalmente seus óleos e se torna cremosos, virando a famosa manteiga. Os industriais levam alguns emulsificantes como óleo de palma, além de açúcar, sal e preservantes e obviamente os Estados Unidos são o maior consumidor dessa receita, apesar de que ela foi primeiramente patenteada no Canadá, porém se formos mais puristas, os astecas e incas já fazia essa manteiga muito antes da chegada dos europeus.

CANAL DO YOUTUBE DO REFOGADO:

https://www.youtube.com/channel/UC4SHtZ24_BZYraATbJKMxig

Assine o Padrim do Refogado
ASSINE O PADRIM E AJUDE A CONTINUAR NOSS PROJETO!

Se quiser falar mais e mandar seu recadinho, COMENTE AQUI NO SITE e sempre estou no Twitter e no Instagram

Twitter: http://www.twitter.com/ocaiosan

Instagram:  http://www.instagram.com/ocaiosan

Email: contato@refogadopodcast.com