Ouvir o Programa:

Banana. O que me surpreendeu na pesquisa pra pauta desse podcast é  que a banana não surgiu nas Américas como eu sempre pensei, mas sim  no sudeste da Ásia. Outra coisa doida é que a banana é uma pseudobaga da bananeira, isto é, não seria o real fruto dela. Aliás a bananeira também tem pseudocaules, por  que o que vemos fora da terra são suas folhas, o real caule sempre fica abaixo da terra, cuja vida chega a 15 anos ou mais de duração. Assim, quando se acaba a colheita das bananas, se corta os pseudocaules para que a bananeira dê  origem a novos pseudo caules.

Interessante frisar  que a banana em condições naturais tem sementes terrivelmente grandes, assim que vamos entender por que a que compramos  no mercado não tem nenhuma semente. E as bananas que comemos são fruto de uma alteração genética faz uns 2000 anos atrás, fazendo com que ela sempre tenha que ser replantada por cortes, ja que nao tem sementes. Apesar de que na Indonésia a espécie Musa Balbisiana é  comercializada no mercado e tem sementes.

Bom, da bananeira se aproveita tudo:  Temos a flor que  chamamos de coração de banana ou umbigo, que a Carla Soares no nosso programa número 55 sobre PANC e que é comestivel, dá  pra  fazer um refogadinho com ele, cozido com outros ingredientes etc.

E se aproveita também a casca: os vegetarianos e veganos conhecem um processo de transformar a casca em um tipo de carne vegana e fazer a casca  louca, versão da carne louca livre de carne, e também se pode fazer bolos e outras receitas apenas com a casca. E ela é  um dos melhores adubos  naturais que sua planta pode querer, é bom de verdade pela concentração de nitrogênio.

NOVIDADE (nem tão novidade assim): CANAL DO YOUTUBE DO REFOGADO:

https://www.youtube.com/channel/UC4SHtZ24_BZYraATbJKMxig

Assine o Padrim do Refogado
ASSINE O PADRIM E AJUDE A CONTINUAR NOSS PROJETO!

Se quiser falar mais e mandar seu recadinho, COMENTE AQUI NO SITE e sempre estou no Twitter e no Instagram

Twitter: http://www.twitter.com/ocaiosan

Instagram:  http://www.instagram.com/ocaiosan

Email: contato@refogadopodcast.com