Fala pessoal do GizCast!

Quem Foi?!, sendo retomado nessa semana, inicia uma nova mini-série chamada de “Os Anos Fundamentais da Modernidade”, onde Gabriel Bonz (@_gabrielbonz) vai falar sobre o ano de 1453 e a invasão de Constantinopla pelas tropas de Muhammad II. Quais os significados dentro do processo histórico desse acontecimento, tendo em vista o processo maior que chamaremos de Idade Moderna? É isso que (tentamos) responder no episódio.

Lembrando que qualquer dúvida, sugestão, indicação de convidado, é, não só bem vinda, como necessária. Para entrar em contato nos procure no Facebook, no Twitter ou no e-mail.

Agradecemos a Yann Cerri (@yanncerri) pela arte da capa e à Sapiens Solutions pelo suporte ao podcast.

Produção: Gabriel Bonz.
Participação: Gabriel Bonz.
Edição: Gabriel Bonz.
Arte da Capa: Gabriel Bonz.


Bibliografia:

AGNOLIN, Adone. História das Religiões: perspectiva histórico-comparativa. São Paulo: Paulinas, 2013.
CHABOD, Federico. Storia dell’idea d’Europa. Bari: Laterza, 1995.
DE MELLO E SOUZA, Laura. “Idade Média e Época Moderna: fronteiras e problemas”. Revista Signum – Revista da Associação Brasileira de Estudos Medievais, n. 7, 2005, pp. 223-248.
FEBVRE, Lucien. A Europa – Gênese de uma Civilização. Lisboa: Teorema, 2001.
FLORENZANO, Modesto. “Notas Sobre Tradição e Ruptura no Renascimento e na Primeira Modernidade”. Revista de História n. 135. São Paulo: 2º semestre de 1996, pp. 19-29. Disponível online.
LE GOFF, Jacques. “Antico/moderno”, In: Enciclopedia Einaudi, Turim 1977, t. I, pp. 678-700.


#GizCastAcessível: A capa tem uma pintura de Muhammad II, homem com feições árabes e um turbante na cabeça. Está escrito em fonte Times New Roman maior “QUEM XXIV FOI?!” e, embaixo, Muhammad II, 1453 e a Queda de Constantinopla. Ao redor da capa há uma simulação de moldura dourada.


Fale Conosco: