Tornando a Botânica Menos Assustadora

Olá, pessoal.

Hoje o nosso host Gabriel Bonz realiza uma entrevista extremamente esclarecedora e enriquecedora com a professora Deborah Yara Alves Cursino dos Santos (dyacsan@ib.usp.br), professora do Instituto de Biociências da USP, e sua orientanda de Iniciação Científica Maria Bridger Lima Pinheiro (@mariabridger), graduanda na EACH-USP. A entrevista foi sobre o projeto que ambas desenvolvem, chamado Tornando a Botânica Menos Assustadora!

A Botânica é uma das áreas mais complexas e menos interessantes (na concepção dos alunos) da biologia enquanto matéria escolar. Porém, é a área com mais possibilidade de intermediações com o cotidiano, com o dia-a-dia das nossas crianças e adolescentes. O projeto tenta desenvolver métodos de conquistar o interesse dos alunos com projetos pedagógicos inovadores.

Lembrando que qualquer dúvida, sugestão, indicação de convidado, é, não só bem vinda, como necessária. Para entrar em contato nos procure no Facebook, no Twitter ou no e-mail.

Agradecemos a Yann Cerri (@yanncerri) pela arte da capa e à Sapiens Solutions pelo suporte ao podcast.
Acessem o ExCast, podcast parceiro do GizCast!

Produção: Caio Ardenghe e Gabriel Bonz.
Participação: Deborah Yara Alves Cursino dos Santos e Maria Bridger Lima Pinheiro.
Edição: Caio Ardenghe.
Arte da Capa: Yann Cerri.


#GizCastAcessível: A capa do podcast traz uma lousa negra com as bordas marrons em madeira. “Escrito” em giz (utilizando-se de uma fonte que imita a escrita em giz) na parte inferior tem o texto “GIZCAST #19” e, abaixo, “Tornando a Botânica Menos Assustadora”. Na parte superior esquerda há duas fotos: à esquerda uma foto de Maria Bridger Lima Pinheiro, que sorri para a câmera; à direita, uma foto da professora Deborah Yara dos Santos, que parece explicar algo para a câmera. Na parte superior direita tem três post-its em cascata: um cinza azulado escrito “Biologia botânica”, um rosa escrito “Docência” e um anil escrito “Iniciação Científica”.


Links citados no episódio:

Projeto Árvores USP, do professor José Rubens Pirani do Departamento de Botânica do IB-USP.


Fale Conosco: