Judith Butler e a Inquisição brasileira do século XXI

Olá, pessoal.

Nessa quinzena o nossos hosts Gabriel Bonz (@_gabrielbonz) e Caio Ardenghe (@caioardenghe) recebem nossa convidada já especial, Maristela Aiko (@anamnesis_) para uma conversa especial sobre a autora Judit Butler (1956), que foi atacada por movimentos ultraconservadores no Brasil após sua passagem pelo país.

Maristela Aiko é formada em Filosofia pelo Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Tem grande interesse pela área dos “Estudos de Gênero” (Gender Studies), com foco no estudo da voz feminina dentro da Filosofia.

Lembrando que qualquer dúvida, sugestão, indicação de convidado, é, não só bem vinda, como necessária. Para entrar em contato nos procure no Facebook, no Twitter ou no e-mail.

Agradecemos a Yann Cerri (@yanncerri) pela arte da capa e à Sapiens Solutions pelo suporte ao podcast.
Acessem o ExCast, podcast parceiro do GizCast!

Produção: Caio Ardenghe, Rodrigo Almeida e Gabriel Bonz.
Participação: Maristela Aiko.
Edição: Caio Ardenghe.
Arte da Capa: Yann Cerri.


#GizCastAcessível: A capa do podcast traz uma lousa negra com as bordas marrons em madeira. “Escrito” em giz (utilizando-se de uma fonte que imita a escrita em giz) na parte inferior tem o texto “GIZCAST #18” e, abaixo, “Judith Butler e a Inquisição brasileira do século XXI”. Na parte superior esquerda tem duas fotos: à esquerda uma foto de Judith Butler olhando séria para a câmera, com cara de deboche, sob um fundo brano; à direita uma das inúmeras fotos da égide de Judith Butler sendo queimada, como Judas. Na parte superior direita tem três post-its em cascata: um verde escrito “Ideologia de Gênero”, um rosa escrito “Séc. XXI” e um anil escrito “Judith Butler”.


Ataques sofridos por Judith Butler no Brasil:

Links citados no episódio:


Episódios que Maristela participou:


Apoie o projeto: