Pedagogia da Escolha

Olá, pessoal.

Essa quinzena trazemos mais uma entrevista especial, dessa vez com nosso primeiro convidado da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), o professor Rogério de Almeida. Formado em Letras pela FFLCH-USP, mestre, doutor e pós-doutor na Faculdade de Educação da USP. O professor tem uma atuação bastante interessante lecionando as matérias de Políticas Orientadas à Educação BrasileiraEducação e DiversidadeHermenêutica, além do interesse pelos estudos de Machado de AssisFernando Pessoa e a filosofia trágica.

Nesse episódio especial, o professor nos explica e debate conosco um pouco sobre o que, em sua tese de livre docência (O mundo, os homens e suas obras, disponível aqui para download, uma leitura recomendadíssima), denomina de uma pedagogia da escolha. Seria essa uma proposta de método de ensino? Ou, então, um antimétodo que se configura com a falta de certezas? Um episódio reflexivo, muito bom de ouvir e parar para pensar: pra quê serve a educação?

Lembrando que qualquer dúvida, sugestão, indicação de convidado, é não só bem vinda como necessária. Para entrar em contato nos procure no Facebook, no Twitter ou no e-mail.

Agradecimentos:

Um agradecimento especial ao convidado Rogério de Almeida por conceder seu tempo e disponibilidade a nós.
Também agradecemos a Yann Cerri (@yanncerri) pela arte da capa e à Sapiens Solutions pelo suporte ao podcast.

Produção: Gabriel Bonz e Caio Ardenghe.
Participação: Rogério de Almeida.
Edição: Caio Ardenghe.
Arte da Capa: Yann Cerri.


#GizCastAcessível: A capa do podcast traz uma lousa negra com as bordas marrons em madeira. “Escrito” em giz (utilizando-se de uma fonte que imita a escrita em giz) na parte inferior tem o texto “GIZCAST #11” e, abaixo, “Pedagogia da Escola”. Na parte superior esquerda tem uma foto do professor Rogério de Almeida olhando compenetrado para a direita. Na parte superior direita tem três post-its: um amarelo escrito “Filosofia Trágica” e embaixo “Noção de Mundo”, um laranja escrito “Escolha” com um rabisco e “Liberdade” e um rosa escrito “Nietzsche, Spinoza e Rosset”.


Participações de Rogério no podcast Não, Obstante:


Apoie o projeto: 

Curta no Facebook!
Siga no Twitter!