Nesta semana recebemos o pai do Gabriel e da Isis, o fonoaudiólogo Pedro Ivo Pellicano, do Fonoaudiocast, para conversarmos sobre o processo de aquisição da fala pelas crianças.

Estágios de Aquisição da Fala:

  • Estágio pré-linguístico/pré-verbal (primeiros meses): choro e sons para expressar emoções ao nascer, o bebê já discrimina os sons da fala dos demais sons, capacidade de produzir e percebe qualquer som da fala (i.e. de qualquer língua do mundo). Ajuste e adequação dos choros.
  • Balbucio (6 a 10 meses): produção de sílabas, entonação e padrões sonoros que se assemelham aos da língua materna (“gugu-dadá”). Pré-linguístico, treinamento motor, percepção dos sons diferentes, treinamento dos sons, imitação e auto-teste.
  • Estágio holofrástico (12 a 18 meses): inventário de palavras reduzido (aproximadamente 30 palavras), sentenças compostas por uma palavra, palavra-frase (“auau” = “tem um cachorro ali” ou “olha o cachorro”, etc.; “bó” = “papai, quero essa bola” ou “pega essa bola, papai”, etc.). Compreende sentenças simples, como “não pode fazer isso”, “quer brincar?”, etc. Nomeação de objetos, pessoas e lugares. Associação de um conjunto de sílabas a uma palavra “real”. Uso de palavra como uma frase.
  • Estágio de duas palavras (18 meses a 2 anos): explosão vocabular (aquisição de 5 a 9 palavras diariamente). União de duas palavras formando uma sentença (“auau” = “tem um auau ali”; “mamãe bola” = “mamãe, quero essa bola”) 
  • Estágio telegráfico (2 a 3 anos): inventário de palavras com aproximadamente 50 palavras. Sentenças compostas pela união de palavras, com mais de duas palavras. Início da aquisição de regras sintáticas. Combinações criativas de palavras (“o carro dormiu”). Canta trechos de canções infantis
  • Estágio complexo (3 a 5 anos): inventário de palavras amplo, que passa a contar também com palavras funcionais. Processo de aquisição se torna mais lento. Sentenças compostas por estruturas mais complexas: produção de perguntas, comandos, narrativas reais e imaginárias. Ordem gramatical e marcadores gramaticais. Generalizações gramaticais (“eu fazi”, “os balãos”, etc.). Uso social da linguagem
  • Adolescente: aprendizado de uso pragmático – metáfora, ironia, sarcasmo.

Comentado neste episódio:


Músicas do Episódio:

  • Introdução Entre Fraldas (Rafael Cabral)
  • Cute Avalanche
  • Twirly Tops
  • My Dog Is Happy

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