Famílias e escolas precisam entender a importância do ócio no desenvolvimento da criança

Esse menino está quieto demais, deve estar tramando alguma arte. Mente vazia é oficina do diabo! 

Quantas vezes já escutamos esse ditado em nossas vidas? Acho que foram tantas que decidimos ocupar todos os nossos tempos livres com alguma atividade e fazemos o mesmo com nossas crianças: escola em tempo integral, natação, inglês, judô, musicalização, casa de brincar, leitura… tantas coisas que elas não têm tempo de ócio, ou seja, nem têm a oportunidade de sentirem-se entediadas. 

O prazer em não se ter o que fazer

Quando eu era pequeno adorava dias de chuva, quando geralmente acabava a luz. Deveria ser ser um desespero para os adultos, que estavam ali tentando descobrir ansiosamente quem matou Odete Roitman. Enquanto nós guerreávamos com espadas de feitas de jornal ou assistíamos a outro episódio de Cavaleiros do Zodíaco. De repente, tudo se apaga, e a escuridão domina a casa. Começa uma correria para tirar as tvs da tomada e buscar as velas.

todos começamos a conversar
tentando matar o tempo em conjunto

Eu vendo (ou tentando ver) aquela movimentação, vultos passando de um lado para o outro. Até que acende-se a primeira vela e mais uma e as imagens trêmulas aparecem. Sentamos todos ali naquele único cômodo iluminado (afinal, nenhum adulto responsável deixaria crianças livres com velas pela casa). E, então,  todos começamos a conversar tentando matar o tempo em conjunto. Eu gostava muito de brincar de fazer bichinhos com as sombras na parede… nunca fui bom no assunto, fazia um coelho ou um cachorro nada além disso. Mas era interessante passar um tempo tentando criar algo para fazer em um espaço limitado e pouca iluminação.

A importância de descobrir o que quer fazer

Acredite você ou não, o ócio é um momento importante tanto para adultos quanto para crianças. Ter um momento sem atividades programadas durante o dia, no qual você pare e pense: “O que eu quero fazer agora?” permite ter um maior controle sobre suas próprias decisões e, para a criança, desenvolver essa habilidade é importante. Alguns estudos apontam também para o fato de que, durante períodos de descanso, nosso cérebro reforça as conexões daquilo que aprendemos. Algumas escolas pelo mundo têm obtido melhora nos resultados da aprendizagem dos alunos quando estes fazem períodos de 10 a 15 minutos de descanso entre as aulas.

Então, programe no dia de sua criança alguns intervalos de nada, absolutamente nada! E quando ela te procurar dizendo: “não tem nada pra fazer”. Antes de tentar inventar algo novo, mesmo que seja uma brincadeira juntos, experimente sentar ao lado dele e dizer “vamos fazer nada juntos, então”

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