As crianças de hoje já nascem sabem usar aparelhos de celular?
Nós nascemos em um mundo sem celulares, uma boa parte dos pais, como eu, nasceram em uma sociedade em que a tela apenas transmitia aquilo que era enviado pelas emissoras de TV, sem interferência direta ou escolha do usuário em sua exibição. Quando vemos crianças pequenas manipulando com desenvoltura telas de toque e aplicativos em celulares, ações que precisamos aprender e aprimorar em nossas vidas, ficamos espantados e frequentemente fazemos afirmações como “essas crianças de hoje já nascem sabendo usar celular”. Mas será uma verdade? As crianças hoje nascem com mais habilidade para usar aparelhos tecnológicos do que as de décadas atrás?
A neurociência nos diz que a resposta é, ao mesmo tempo, sim e não.
A evolução dos seres humanos, ao longo de toda a trajetória da nossa espécie nos capacitou a observar o nosso entorno e fazer uso de ferramentas e instrumentos que nos forem apresentados. O cérebro da criança é extremamente flexível e capaz de compreender o mundo, enquanto busca por soluções que favoreçam a sua sobrevivência nele. A tecnologia cerca nossos bebês desde pequenos: babás eletrônicas, aparelhos celulares, televisores, computadores, brinquedos eletrônicos e tantos outros que se moldam e moldam nossas formas de pensar. Essa é a parte em que respondemos “sim” à pergunta.
caso pudéssemos ir até a Galiléia e trazer Jesus recém nascido para a época atual, ele seria tão desenvolto com a tecnologia quanto qualquer outra criança da atualidade
Por outro lado, duas gerações é tempo insuficiente para que haja uma mudança genética que predisponha as crianças de hoje a serem melhor relacionados a tecnologias do que seus antecessores. Muito mais que isso, desde a época de cristo, ou muito antes disso, pouco ou nada mudamos em nosso código genético. A questão é que, caso pudéssemos ir até a Galiléia e trazer Jesus recém nascido para a época atual, ele seria tão desenvolto com a tecnologia quanto qualquer outra criança da atualidade. Essa é a parte que respondemos “não”.
A mente é o contexto
Alexander Luria, um dos grandes pesquisadores do desenvolvimento humano, em seus trabalhos destaca a importância do contexto para o desenvolvimento do cérebro. Como indivíduos nascidos em uma sociedade tecnológica, as crianças de hoje possuem habilidades desenvolvidas desde cedo para lidar com esse ambiente. Pensemos em como uma criança nascida em uma sociedade letrada, que presencia textos escritos nos mais diversos locais, também apresenta uma melhor propensão a aprender a ler e escrever do que aquelas nascidas em sociedades ágrafas.
Se você quiser saber mais sobre o desenvolvimento da criança e compreender o que é inato e aprendido pelas crianças, sugiro escutar o episódio 62 do Entre Fraldas, no qual conversamos sobre esse tema com o pesquisador da USP e comunicador no podcast Naruhodo, Altay Lino.
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