Primeiro episódio de 2019 no ar! Em tempos de ascensão conservadora em toda a América Latina, a Venezuela também vive um período conturbado. Está em todos os jornais a ameaça do não reconhecimento do novo mandato de Nicolas Maduro por parte da comunidade internacional. Além disso a Assembleia Nacional, liderada pela oposição, acabou de proclamar um governo paralelo.

A oposição de direita na Venezuela tem muitas características que lembram a direita que ascendeu ao poder no Brasil. O Governo Bolsonaro, por exemplo, já manifestou diversas vezes sua intenção de agredir o Estado soberano venezuelano. Há quem diga inclusive que a Venezuela é hoje um país isolado diplomaticamente.

Não são poucas as ameaças que nossos vizinhos do norte estão sofrendo, inclusive não está descartada a possibilidade de uma agressão militar. Então nossa tripulação do Granma convocou uma equipe de primeira, que tem experiência de viver na Venezuela e acompanhar de perto todas estas movimentações, para nos explicar o que tá pegando na pátria de Bolívar.

Dessa vez conversamos com Vanessa Aguiar Borges, historiadora e educadora popular, e Caio Climaco, cientista do estado pela UFMG, mestrando em Ciencias para el Desarrollo Estrategico na Universidade Bolivariana da Venezuela.

E tem também o Celso das Chave reclamando das agressões do seu vizinho!

Ficha técnica

Apresentação e Roteiro: Amélia Gomes e Marcelo Pereira. Edição: Amélia Gomes. Logo do Granma: Tiago de Macedo Rodrigues. Capa: Marcelo Pereira.

Mande uma cartinha pra nós: contato@granma.com.br

Referência ABNT deste episódio

GRANMA #012: A Venezuela é uma ditadura?. Locutores: Amélia Gomes e Marcelo Pereira. Participantes: Caio Clímaco e Vanessa Aguiar Borges. 18 de janeiro de 2019. Podcast. Disponível em: http://www.granma.com.br/2019/01/18/a-venezuela-e-uma-ditadura/ Acesso em: data de acesso.