Carnaval tá quase aí, a gente podia estar na folia, mas o Brasil nos obriga a pistolar! O crime ambiental da Vale em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, que matou centenas de pessoas, atingiu toda bacia do rio Paraopeba e agora ameaça o Rio São Francisco, é o assunto do mês de fevereiro no Granma Resenha.

À luz do que aconteceu em Mariana, há pouco mais de três anos atrás, nós discutimos os impactos do crime ambiental de Brumadinho, de gigantescas proporções. Qual o modus operandi da Vale na ruptura da barragem da mina do Córrego do Feijão? Será que mais uma vez ela vai se preocupar mais em tentar recuperar sua imagem e negligenciar as vítimas?

Qual é a política que o Brasil escolheu para a mineração? Em que ela contribuiu para que chegarmos a situações como essa? Reestatizada a Vale ou “Reprivatizar” qual seria a solução?

Para conversar sobre estas e outras questões a nossa capitã Amélia Gomes convocou Wallace Oliveira, da nossa tripulação fixa, e convidou Filipe Mendonça, do podcast Chutando a Escada.

Ficha técnica

Roteiro e Apresentação: Amélia Gomes. Edição: Marcelo Pereira. Logo do Granma: Tiago de Macedo Rodrigues. Capa: Marcelo Pereira.

Ouça nosso episódio sobre o crime ambiental de Mariana

Mande uma cartinha pra nós: contato@granma.com.br

Referência ABNT deste episódio

GRANMA #015: Resenha – Brumadinho. Locutora: Amélia Gomes. Participantes: Filipe Mendonça e Wallace Oliveira. 25 de fevereiro de 2019. Podcast. Disponível em: http://www.granma.com.br/2019/02/25/resenha-brumadinho/ Acesso em: data de acesso.