Escola Sem Partido?
Podcast: Play in new window | Download
Olá, leitores e ouvintes do GizCast.
Vamos fazer um podcast sobre o polêmico tema da Escola Sem Partido. Assim, será um programa robusto, que terá dois momentos muito distintos:
Num primeiro momento, faremos uma breve introdução ao projeto de lei nº 193 de 2016, de relatoria do senador Magno Malta (PMDB-ES) e que atualmente está sob relatoria do senador Cristovam Buarque (PPS-DF), onde o professor Michael Dionísio de Souza (UFPR) e o advogado Samuel Sganzerla (PUC-RS) discutem e analisam as problemáticas jurídicas do projeto de lei.
Posteriormente, haverá uma conversa-discussão que terá os hosts Gabriel e Caio, junto dos convidados Felipe Frazão (Departamento de História FFLCH-USP) e Rodrigo Almeida (Departamento de Geografia FFLCH-USP). Essa conversa irá apresentar as problemáticas pedagógicas e, por que não, temáticas que o projeto traz. Por fim, comentaremos sobre a atuação do vereador de São Paulo pelo DEM, Fernando Holiday, ao constranger e perseguir os professor de escolas públicas.
Lembrando que qualquer dúvida, sugestão, indicação de convidado, é não só bem vinda como necessária. Para entrar em contato nos procure no Facebook, no Twitter ou no e-mail.
Agradecimentos:
Um agradecimento especial aos convidados Michael Dionísio de Souza, Samuel Sganzerla, Rodrigo Almeida e Felipe Frazão por concederem seu tempo e disponibilidade a nós.
Também agradecemos a André Belem pela arte da capa, ao pessoal do Salvo Melhor Juízo que sempre nos apoiam, ao LASERE – Laboratório de Aerofotografia e Sensoriamento Remoto “Aílton Luchiari” por ceder o espaço de gravação e ao Rafael Rodigheri por dar uma pequena assessoria mais jurídica sobre o tema e apoio à pauta.
Produção: Gabriel Bonz, Rodrigo Almeida e Caio Ardenghe.
Participação: Michael Dionísio de Souza, Samuel Sganzerla, Rodrigo Almeida, Rafael Rodigheri e Felipe Frazão.
Edição: Caio Ardenghe e Gabriel Bonz.
Arte da Capa: André Belém.
#GizCastAcessível: A capa do podcast traz na parte superior esquerda uma foto dos líderes do Movimento Brasil Livre, Fernando Holiday e Kim Kataguiri, e na parte superior direita uma imagem do manifesto do Escola Sem Partido. Na parte inferior tem um recorte que simula uma lousa verde, onde tem “escrito” com uma fonte imitando giz verde: “GIZCAST #06” e, abaixo, “Escola Sem Partido?”.
Transcrição das citações externas não-linkáveis:
“Também não basta que ouça dos próprios professores os argumentos de adversários, apresentados de modo como os afirmam e acompanhados pelo que lhes serve de refutação. Não é esse o modo de fazer justiça aos argumentos nem de pô-los em contato real com a própria mente. O indivíduo deve ser capaz de ouvi-los de quem realmente acredita neles; que os defende a sério e se dedica a eles o mais que pode.” John Stuart Mill. On Liberty, p. 36.
“Livros didáticos neutros e antissépticos que descrevem cada opinião e explicam em série as suas vantagens e defeitos pouco contribuem para facilitar a autonomia; com certeza, não são suficientes. A autonomia, embora suscetível de descrição abstrata, não pode ser praticada fora da situação específica da vida individual; a escola deveria refletir isso.” Henry Brighouse. Sobre educação, p. 25.
Links citados no episódio:
- O folder “subversivo” do movimento Escola Sem Partido
- O “movimento social” Escola Sem Partido
- Revolushow 4 – “Nova Direita” e terceirização
- Revolushow 5 – Escola sem Partido?
- O programa #EscolaSemPartidoJá
- Artigo sobre o problema da liberdade de Cátedra na Universidad de Guadalajara entre 1933 e 1937
- “Liberdade de cátedra, herança e ambiguidades” por Cláudio de Moura e Castro
- Notícias sobre Fernando Holiday constrangendo professores:
Outros programas/participações dos convidados:
- GizCast#04 – Tolerância (e intolerância) religiosa – Felipe Frazão
- GizVest#02 – A prova do ENEM – Rodrigo Almeida
- “Tortura sonora é tortura sim e não pode ser relativizada”, por Samuel Sganzerla