Ouvir o Programa:
Pastel de Belém, ou pastel de nata é um doce tipicamente português da cidade de Belém, que hoje já não é uma cidade, mas sim uma freguesia de Lisboa. Freguesia é a menor divisão administrativa em Portugal, imagino que seja equivalente ao nosso município no Brasil.
Pois bem, lá pro século 19, rolou a revolução liberal em portugal e com isso, em 1834, numa treta de briga ferrada por uma birra por que uma das contrapartes da guerra civil fugiu pro Vaticano, basicamente foram fechados todos os mosteiros e conventos em Portugal, expulsando todo o clero e os trabalhadores. E isso incluía o Mosteiro dos Jerónimos, que ficava em Belém. E perto desse monastério havia uma refinaria de cana de açucar colada a uma lojinha de produtos variados.
Aí como vocês sabem, pessoal tem que se virar pra comer o pão do dia a dia. Por isso alguns dos monges colocaram nessa lojinha citada antes, uma das receitas que eram feitas no monastério, chamados de pastéis de belém. Um ponto histórico é que a clara de ovo era usada para engomar os hábitos dos monges e freiras, por isso sobrava gema pra caceta e não por acaso a gema é um dos ingredientes principais não só dos pastéis de belém, mas de muitos outros doces portugueses. Então não é difícil imaginar que os mosteiros tenham criado tantas receitas, como o citado no programa 28 sobre Pudim, o famoso pudim do abade, feito com gordura de toucinho.
E fiquem com a maravilhosa música que iniciou esse podcast:
NOVIDADE (nem tão novidade assim): CANAL DO YOUTUBE DO REFOGADO:
https://www.youtube.com/channel/UC4SHtZ24_BZYraATbJKMxig
Se quiser falar mais e mandar seu recadinho, COMENTE AQUI NO SITE e sempre estou no Twitter e no Instagram
Twitter: http://www.twitter.com/ocaiosan
Instagram: http://www.instagram.com/ocaiosan
Email: contato@refogadopodcast.com