A progressão escolar gera muitas dúvidas a alunos e familiares, mas especialistas concordam que a proximidade etária geralmente é o ideal
Há alguns programas ( T01E01 – O Momento da Alfabetização ) falei da situação do pai que percebe que o filho ainda não aprendeu a ler enquanto seus demais colegas já. Hoje o objetivo é olhar a situação inversa: o seu filho já sabe ler, enquanto a maioria dos demais colegas não. Ele vai ter o aprendizado prejudicado por ver o que já conhece? É preciso debater sua progressão escolar?
Meu filho deveria pular um ano?
Em princípio a resposta para essa questão é não, saltar um ano na progressão escolar pode ser muito mais prejudicial ao desenvolvimento da criança do que permanecer em uma etapa na qual, em princípio, já conhece parte do conteúdo. Acelerar a criança e saltar um ano é algo que necessita de uma análise criteriosa, da família, da escola e, geralmente, com o apoio de outros profissionais, como psicólogos e psiquiatras e será feito em casos muito excepcionais (geralmente para crianças consideradas de altas habilidades ou superdotação, e mesmo nesses casos ainda é preciso muita atenção).
A ideia de avançar a criança um ano parte do princípio do aluno como repositório de conhecimentos transmitidos pelo professor e, portanto, uma vez que esse conhecimento está preenchido, o recipiente (aluno) deve partir para a próxima etapa e continuar a se preencher. Entretanto, o processo educacional é mais complexo que uma linha de produção e o desenvolvimento da criança não se dá apenas em um dos aspectos de sua personalidade, a performance em conteúdos escolares.
o processo educacional é mais complexo que uma linha de produção e o desenvolvimento da criança não se dá apenas em um dos aspectos de sua personalidade, a performance em conteúdos escolares.
Como avaliado por pesquisadores como Piaget e Vigostky, as crianças possuem um desenvolvimento semelhante em diversos aspectos que compõe a sua mente. Assim, o agrupamento das crianças em pares da mesma idade (e não de acordo com a performance acadêmica) baseia-se na ideia de que estas apresentam interações semelhantes entre si e podem, assim, auxiliar uns aos outros em seu desenvolvimento (por estarem próximos em diversos aspectos). Seu filho pode ser o melhor da sala em leitura, mas não será necessariamente o melhor quanto a coordenação motora, raciocínio lógico, empatia, interação social e diversos outras habilidades.
Além desse fato, ler não restringe-se apenas a decodificar palavras. A leitura é um processo coletivo, no qual se busca a compreensão do texto, a reflexão através de comentários com colegas e professores, a elaboração ao recontar e recriar narrativas. Crianças de mesma idade possuem referenciais culturais mais próximos e compartilham essas informações favorecendo a interpretação.
Por fim, é preciso ainda lembrar que no 1º ano não é ensinada apenas a alfabetização. Este é o ano de ingresso da criança na lógica do Ensino Fundamental. É o ano em que ele irá adquirir habilidades e compreensões relativas a lógica de funcionamento da instituição escolar. Torna-se, portanto, etapa fundamental para o sucesso escolar no futuro.
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