Devo matricular meu filho em uma escola pública ou particular?
A educação da criança e do adolescente é uma das maiores preocupações dos pais e muitas vezes nos vemos em um dilema ao escolher a escola: faço a matrícula em uma escola privada e aperto o cinto nos demais gastos da casa? Ou faço a matrícula em uma escola pública e tento economizar esse dinheiro para o futuro? E quando a escolha não é possível, quando o orçamento não permite ajustes, o quanto a culpa que nós pais sentimos se justifica?
Fatores que afetam o desempenho escolar
Antes de responder objetivamente a essa questão, algumas informações importantes. A cada três anos a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) aplica em diversos países o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos). Você provavelmente já ouviu falar o quanto os estudantes brasileiros vão mal nesse exame quando comparados a seus vizinhos latino americanos. Hoje muitos estudiosos questionam esse tipo de exame como forma de classificação e rankeamento de países e escolas, mas a metodologia utilizada neles permite identificar vários fatores que impactam o desempenho dos alunos. Em outras palavras, além de medir a proficiência do estudante, a avaliação busca identificar o que faz um aluno ir bem.
Resultados do PISA
Pesquisadores que se debruçaram sobre a análise de resultados do PISA em 2015 identificaram os fatores que mais impactaram o desempenho dos estudantes (links no fim da página). Um dos fatores de maior consistência nos resultados é o nível socioeconômico da família. Estudantes oriundos de famílias carentes têm uma possibilidade duas vezes maior de estarem entre aqueles de baixo desempenho em leitura. Claro que um dos fatores que influencia alunos de baixo nível socioeconômico é a escola, mas também o acesso a bens culturais, a quantidade de leitura e a presença dos pais em sua rotina escolar. Existem ainda, fatores que influenciam o desempenho dos alunos, independente do seu nível sócio econômico. Entre esses, apenas 39% estão nas mãos da escola. Os fatores relevantes são o ambiente familiar, 16%, e a própria mentalidade motivacional do aluno 30%. Ou seja, a maior parte das variáveis que impactam no desempenho dos alunos está nas nossas mãos, nas mãos da família.
Ou seja, a maior parte das variáveis que impactam no desempenho dos alunos está nas nossas mãos, nas mãos da família.
Outros dados importantes para orientar a escolha. Nos anos iniciais (1º ao 5º ano), especialmente nas grandes cidades, o desempenho dos alunos da rede pública é próximo do das escolas da rede privada. Os alunos aprendem de maneira satisfatória as habilidades esperadas para esse nível de ensino na grande maioria das escolas. Se considerarmos que as escolas públicas atendem justamente alunos de menor nível socioeconômico, o impacto que essas instituições causam nos alunos é maior que as escolas particulares. Fazendo uma breve comparação, quem é o melhor técnico, aquele que faz o Barcelona ou o Real Madrid serem campeões ou o que leva um time menor, como o Valência, a brigar pelo título?
Afinal, qual escola escolher?
Não é possível responder por você a pergunta desse episódio, mas posso deixar algumas ponderações. Independente da escola, a participação e influência da família será fundamental para o desempenho do aluno. Caso o pagamento de uma escola particular exija ajustes em sua organização, a julgar pelos resultados das escolas, seria melhor a criança frequentar uma escola pública nos anos iniciais enquanto você faz uma reserva para pagar uma escola particular nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º) e ensino médio.
Ouça o podcast e assine nossa lista!
Se você gostou desse episódio, não esqueça de compartilhar com os amigos. Envie para aquele pai ansioso que você conhece. Você pode entrar no nosso grupo do whatsapp, pelo link bit.ly/dadtalks (não se preocupe, só eu eu o Rodrigo enviamos mensagens por lá) e receber os arquivos dos episódios novos. Pode também assinar o podcast em seu agregador favorito ou nos seguir no Spotfy. Um abraço e até o próximo episódio.
https://www.oecd.org/pisa/pisaproducts/pisainfocus/PISA%20EM%20FOCO%20N%C2%B025.pdf